quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Itacaré, terra de talentos !


Apesar de Itacaré não oferecer muitos meios de inserção dos jovens na cultura, e talvez seja esse um dos, ou o principal motivo  do crescente número de  tráfico de drogas em nosso município, porém temos belos exemplos de talentos que estão sendo revelados em nossa cidade.

No concurso TAL (Tempo de Artes Literárias) organizado pela Direc 6 de ilhéus e que acontece todos os anos, Itacaré foi muito bem representada pela aluna do CEAL (Colégio Estadual Aurelino Leal) Suama Reis, de apenas 17 que brilhantemente escreveu e recitou o poema ‘’Rastros’’ que fazia uma alusão histórica a época da Ditadura Militar vivida e sofrida em nosso país dos anos de 1964 até 1985. Suama ficou em primeiro lugar e emocionou os jurados do concurso, e ainda vai representar a nossa região no Concurso Estadual de Artes Literárias em Salvador no próximo dia 28/11.(Veja o vídeo da Suama)

Em outro concurso também realizado pela Direc 6 o FACE (Festival Anual Da Canção Estudantil) o Itacareence de apenas 18 anos Thomas Hage, levou a plateia ao delírio com a música ‘’Verdadeira Realidade’’ de sua composição. Uma música que faz crítica social e tem uma letra bastante forte. Infelizmente MC Hage não levou esse prêmio, para indignação geral da plateia que após o anúncio da primeira colocação vaiou e saiu deixando assim o Teatro de Ilhéus vazio. No entanto esse desafio não abateu esse talento que já tem sua música entre as mais tocadas da rádio Itacaré Fm e tem esse reconhecimento refletido  nas ruas de Itacaré.(Veja o vídeo do Thomas)

Além desses concurso o Colégio Estadual Aurelino Leal, levou outro prêmio, o PROV, que é um concurso de vídeo, onde o tema abordado devera ser : ‘’Itacaré, meu bem querer’’ onde o Rapper Thomas Hage compôs uma música especialmente para esse vídeo ‘’ Não troco Itacaré por nenhum lugar do mundo’’  onde mais uma vez vencemos o concurso.

Esses jovens são exemplos de que mesmo sem muito incentivo do poder público só com a vontade própria e o talento – que eles mostraram que tem de sobra- é possível ir longe e conquistar seus objetivos, lutando e buscando sempre o conhecimento e seu crescimento através das artes e da cultura, dando orgulho e levando o nome de Itacaré pelo Brasil a fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário